Creative Commons

Licença Creative Commons
Licenciado com Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos.

Translate

terça-feira, 31 de março de 2015

Restaurando NXT "morto"

Nesta semana me deparei com um problema: um NXT "morto". Uma colega fazia o procedimento para passar o firmware via USB quando no meio do processo a bateria do notebook acabou. Depois disto o NXT não ligava. Na tela LCD não aparecia nada e simplesmente não se conseguia mais passar o firmware novamente.
NXT é o a segunda geração de "blocos programáveis" da linha Mindstorms da Lego©.  Veja outras informações em: pt.wikipedia.org/wiki/LEGO_Mindstorms_NXTmindstorms.lego.com.
Me ofereci para dar uma olhada no equipamento pensando em várias possibilidades de média e alta complexidade. Mas aí me lembrei do botão de reset. Sim, o NXT possui um botão de reset!
Foi esse botão escondido que quase ninguém sabe que existe que me salvou a dois anos atrás quando fazia testes com a programação em código no NXT através do BricxCC. Aliás, aqui outra fato que muitos não sabem: além de ser possível programar o NXT em linguagem C, NXC, Java ou Python, seu uso se torna muito mais robusto e flexível que programar em blocos através do software proprietário disponibilizado pela Lego, o NXT-G.
Saiba mais sobre como utilizar outras linguagens de programação no NXT em: www.univasf.edu.br/~marcelo.linder/MiniCursoScientex2014.pdfwww.compilamasnaoroda.com.br/?p=168pt.slideshare.net/jpralves/robot-lego-programado-em-java

Mas focando no tema: onde fica o botão de reset no NXT? Fica escondido em uma das entradas de pinos bem abaixo da porta do USB. Essa foi a solução. Apertar com um clip por alguns segundo o botão de reset e depois reinstalar normalmente o firmware.

Confira as imagens:



2 comentários:

  1. Só um detalhe importante: caso você já tenha instalado o driver (controlador) do Arduino, é preciso desinstala-lo ou então tentar fazer essa atualização de firmware em um PC que nunca "viu" arduino.

    ResponderExcluir
  2. Eu já apertei o reset e mesmo assim ele não faz a reinstalação do firmware.
    Na verdade ele não esta fazendo o processo de localizar o NXT.
    Você pode me ajudar,por favor?

    ResponderExcluir